quarta-feira, 21 de maio de 2014

A ilusão de uma casa grande...

Navegando por vários blogs, vi muitas casas grandes, com piscina, muitos quartos, sala, copa, cozinha e muitos banheiros tbém! As mulheres sonham com casas grandes; acho que isso faz parte da natureza feminina, e eu não era exceção. Construi uma casa com mais de 200m², com 3 quartos, closet, 3 banheiros, sala, cozinha, lavanderia, despensa, área de lazer, garagem e varanda. Hoje ando pela casa, analiso cada cômodo e pergunto: pra quê tudo isso pra dua pessoas, meu Deus? Uma casa mais modesta, com 2 quartos, 01 banheiro dentro e outro fora, sala menor, cozinha, lavanderia e despensa bem pequenas, garagem e área de lazer, sem varanda, seria mais que suficiente para eu ter uma vida tranquila e sossegada, sem ter que me preocupar com limpeza! Com o tempo, ao longo de 2013, percebi que toda essa construção não tem muita utilidade p/ mim. A suíte com closet está totalmente desativada. Não instalei aparelho de ar condicionado e nem mandei fazer os armários do closet. Tirei tudo que tinha lá dentro e tranquei as portas e as janelas. Por enquanto, ninguém entra lá para mais nada! Os únicos cômodos com mobília são a cozinha e o meu quarto, que era o de visitas. Pra quê quarto de visitas, se em mais de 20 anos de casada eu nunca tive visitas pra dormir em casa? A sala só tem uma rack, uma TV, um puf para a Susi dormir, de vez em quando, a cortina bem simples e algumas cadeiras de área. A churrasqueira virou depósito de lixo reciclável. Se usamos ela 4 vezes, foi muito! Está totalmente desativada! Paramos de comer carne há 10 meses e não nos sentimos atraídos em assar carne para ninguém. A imensa varanda só serve para acumular poeira. Se eu pudesse voltar no tempo, e voltasse  com o pensamento de hoje, voltaria para começar tudo de novo! Jamais me estressaria da forma como tudo aconteceu durante a construção. Esse negócio de casa grande e espaçosa é a maior cilada na vida da gente! Infelizmente só descobri isso depois que me mudei! Quanto mais temos, mais gastamos, mais nos preocupamos e mais nos estressamos. Antes de adquirir qualquer coisa temos que pensar se aquilo realmente está nos fazendo falta; se aquilo realmente é necessário para nossa felicidade! Descobri que para ser feliz não precisamos de muito. Só precisamos ter saúde e pouca, mas pouca coisa material. Hoje, minha felicidade consiste na paz e na tranquilidade do lugar onde moramos; acordar cedo ouvindo o canto dos passarinhos e o canto dos galos; ver o sol nascendo meio preguiçoso por entre as árvores; levantar bem devagar, sem fazer barulho, para não acordar nossas companhias, os 15 cães, e depois vê-los saindo do canil, um por um, com carinhas de sono, para me dar bom dia, como se fosse um ritual diário; ouvir o barulho das frutas maduras caindo no chão e correr para pegá-las; ver o desenvolvimento de cada árvore plantada e cada florzinha que nasce diariamente! Ah, eu garanto que isso são umas das melhores coisas da vida. Agradeço a Deus por ter conseguido concluir a casa! Tenho certeza que um dia ela será bem vendida pelo modo como foi construída! Pois é, acho que a idade vai chegando e, automaticamente, a gente vai selecionando o quê realmente nos torna feliz!  Bjus no coração de todos!  Deixo um pensamento que recebi no Facebook!

3 comentários:

  1. Oi Hiolanda
    Vim te visitar por curiosidade e vc me fez pensar tanto...
    mas olha já são 8 anos esperando pela construção desta casa que dps de 10 revisões acabou ficando exatamente do mesmo tamanho do primeiro projeto.
    Acredito que nossa vontade seja ter muitas visitas ao longo de nossos dias...e claro que nossos 2 filhos nos dê netos.
    Tenho que me apegar a algo neste momento, para não dar ao meu marido motivos para se cansar de mim...eu sou bem reclamona...e espero que não seja assim qdo a casa estiver pronta.
    Deus me ajude!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Hiolanda!

    Sempre passeio pelos blogs de construção, mas não costumo comentar muito. Mas gostei do seu post. Realmente, não precisamos de tanto espaço... Eu vejo algumas blogueiras construindo casas enormes para 2, 3 pessoas... Tem gente que faz casa grande só pra mostrar pros vizinhos!

    Vi uma mulher fazendo uma casa com mais de 500 m² e falando que o tamanho foi escolhido com base no tamanho da família (dois ou três filhos).

    Só que uma coisa eu aprendi... Tenho uma tia que tem uma casa bem grande, e aí ela comentou que o plano era vender a casa para morar num apartamento menor... Segundo ela, os filhos cresceram, saíram de casa e deixaram uma casa enorme pra 2 que só serve pra ficar limpando.

    E ela tem toda razão. Os filhos vão embora, e casa grande só serve pra limpar. Sem falar que é muito mais aconchegante uma casa onde tudo é na medida certa, né?

    A minha vai ter 150 m² contando com a garagem. O plano era fazer só 100 m², mas aí pensamos no futuro, quando tivermos um filho, e acho que ficou de bom tamanho.

    Não gastei espaço com sacadas enormes e cômodos desnecessários. Fiz apenas uma sacadinha bem pequena e só dois quartos (do casal e do futuro filho ou hóspede). Não fiz área gourmet, coloquei a churrasqueira na cozinha mesmo, até porque usaremos muito pouco!

    Aproveitei pra fazer coisas úteis de acordo com nosso estilo de vida, tipo uma sala de academia, pois eu e meu noivo fazemos musculação em casa; e um escritório, pois trabalhamos tempo integral em casa. Acho que se não fosse por isso a casa poderia ser ainda menor.

    Enfim, acho que seu desabafo é bem pertinente, principalmente pra conscientizar quem ainda está na fase dos projetos. Tem gente que não tem dinheiro e quer fazer uma mansão...
    Mas me diz, de que adianta uma casa GIGANTE se ela ficará toda vazia porque vai faltar dinheiro pra preenchê-la com móveis? Antes uma casa na medida e bem acabada e mobiliada do que um casarão mal acabado.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ah, outra coisa de que abrimos mão: piscina e banheira.
    A maioria das pessoas acaba não usando, sem falar que piscina é um saco pra limpar, só serve pra valorizar o imóvel mesmo!

    No futuro, quando sobrar dinheiro, pensamos em colocar uma jacuzzi no quintal e só.

    E aqueles móveis de quintal então?? É tudo lindo na revista, mas na vida real não é nada prático.

    Viva a praticidade e simplicidade e xô ostentação! hehehe

    ResponderExcluir